segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Empresas trabalham na 4ª geração de telefonia móvel


Operadoras de telefonia celular e fabricantes de aparelhos apostam que a próxima onda da tecnologia de transmissão de dados vai impulsionar o uso de telefones móveis de uma maneira que os sistemas de terceira geração não conseguiram até agora.

A quarta geração de telefonia móvel, em desenvolvimento atualmente, permitirá comunicação em voz, vídeo e dados em uma escala que antes era impossível, afirmaram empresas do setor no fórum Samsung 4G. A tecnologia de quarta geração permitirá que usuários de dispositivos móveis possam contar com serviços que agora só acessam por meio de computadores pessoais conectados a redes de alta velocidade.

"A tecnologia 4G vai trazer banda larga para informações baseadas em imagens. Tudo antes da 4G é baseada e centrada em voz", disse Ali Tabassi, vice-presidente de tecnologias inovadoras da norte-americana Sprint Nextel. Operadoras gastaram bilhões de dólares para aumentar a velocidade de suas redes sem fio para que pudessem oferecer vídeo, fotos, Internet e outros serviços, que esperam ser capazes de ampliar receitas e compensar a queda no crescimento das chamadas de voz.

Mas a expansão do uso de serviços de terceira geração (3G) tem sido mais lenta do que o esperado. A tecnologia, que permite videochamadas e acesso sem fio à Web, precisa se disseminar e tem causado preocupações de que talvez não baste para gerar lucro suficiente que justifique o investimento gasto na construção das redes.

Fracasso da 3G

"A terceira geração foi um fracasso", disse Kim Ki-ho, vice-presidente sênior da Samsung para redes de telecomunicações. "O mercado não respondeu e já está se tornando uma tecnologia ultrapassada." Outros, porém, discordam. Para Kristin Rinne, vice-presidente de tecnologia da operadora norte-americana Cingular Wireless, "estamos apenas começando a atingir a curva exponencial em termos de uso de dados (em 3G)".

"Teremos que demonstrar que podemos entregar esses produtos e serviços aos clientes. Se isso não acontecer, não existe necessidade para 4G", disse Rinne. A operadora japonesa NTT DoCoMo está entre um punhado de empresas celulares que tem tido algum sucesso com 3G. Usuários dos serviços de terceira geração da operadora, conhecido como FOMA, representam mais de 50 por cento da base total de assinantes.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) define 4G como uma tecnologia sem fio que transfere dados a 100 megabits por segundo enquanto o usuário está em movimento e a 1 gigabit por segundo quando está parado.

Na velocidade mais elevada, os usuários podem fazer um download de um filme em 5,6 segundos e enviar 100 músicas em 2,4 segundos, segundo dados da Samsung Electronics, que fez uma demonstração de serviços 4G no fórum.

O espectro de freqüências para serviços 4G será definido em uma conferência marcada para outubro do próximo ano e o lançamento comercial da tecnologia é previsto para algum momento depois da definição de padrões por volta de 2010. "Depois de 2010, 4G será o serviço móvel que englobará tudo", disse a jornalistas Lee Ki-tae, presidente da divisão de redes de telecomunicações da Samsung.

Nenhum comentário: