segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Tudo o que você precisa saber sobre Celulares

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O telefone celular funciona de forma semelhante a um telefone convencional. A principal diferença é que o Telefone Celular é conectado à rede telefônica através de ondas de rádio, permitindo assim sua mobilidade, enquanto o telefone convencional faz uso de fios. O conceito de telefone celular foi desenvolvido em 1960, tornando-se comercialmente disponível a partir de 1983. Cada região atendida pelo Serviço de Telefonia Móvel Celular é dividida em pequenas áreas, chamadas células, que possuem uma Antena Celular (ou ERB - Estação Rádio Base), para receber e emitir informações aos telefones celulares que estão em operação naquela célula.

Conforme o assinante do sistema móvel celular se desloca de uma célula para outra, com seu aparelho ligado, o sistema automaticamente transfere a sua ligação para a célula seguinte, sem que o assinante perceba. Este processo é chamado "Hand Off". Todas as células são ligadas às Centrais de Comutação e Controle (CCC) que, por sua vez, conectam-se à rede telefônica convencional.

1. Qual é o sistema de telefonia móvel celular utilizado no Brasil?

O Brasil adotou os padrões norte-americanos de sistemas celulares analógicos e digitais. Para o modo analógico, adotamos o padrão AMPS (Advanced Mobile Phone System - Sistema de Telefonia Móvel Avançada) e para modo digital, TDMA (Time Division Multiple Access - Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo) e CDMA (Code Division Multiple Access - Acesso Múltiplo por Divisão de Código).

2. Por que dois padrões para o modo digital?

Na realidade, existem mundialmente outras plataformas digitais, como por exemplo o GSM (Europa) e o PDC (Japão). A ANATEL, exigiu que as operadoras de Telefone Celular adotassem os padrões TDMA ou CDMA, pela sua compatibilidade com o padrão AMPS já existente. Assim, todos os aparelhos comercializados no Brasil devem ser digital e analógico, os chamados modo dual (dual mode), permitindo também a comunicação através de uma rede AMPS quando o assinante estiver numa rede não servida pelo padrão digital de seu telefone celular.

3. Quais são as vantagens do sistema de telefonia móvel digital?

O padrão digital confere ao usuário maior sigilo nas conversações, tempo maior de duração da bateria, melhor qualidade na transmissão e recepção de chamadas e uma série de recursos inovadores que facilitam a vida do usuário.

4. Quais são estes recursos?

Como dissemos, são vários, como:

  • Identificador de Chamadas* - Possibilita conferir, no visor, o número do telefone da pessoa que o está chamando, permitindo que você escolha entre atender ou não a chamada, se assim lhe for conveniente. Você deve verificar junto à sua operadora se este serviço está disponível.
  • Recepção de mensagens escritas* (SMS - Short Message Service - ou Serviço de Mensagens Escritas) - A possibilidade de receber mensagens escritas no visor de seu aparelho digital exatamente como um pager, que as operadoras vem disponibilizando este serviço de envio de mensagens pela internet, abrindo um novo horizonte nas comunicações pessoais.
  • Envio de Mensagens Escritas* (MO-SMS - Mobile Originated Short Message Service - ou Serviço de Mensagens Escritas pelo Telefone Celular) - A grande vantagem deste serviço é o envio de mensagens escritas no aparelho celular para outro, imagine as possibilidades, mesmo não estando disponível ou ocupado você poderá enviar mensagens a partir do telefone para outra pessoa. (Disponível a partir do segundo semestre de 2000)
  • Transmissão de Fax e Dados (e-mail)*- A partir de um telefone celular conectado a um aparelho de fax ou a um computador pessoal será possível o envio de Fax ou até mesmo o envio e recepção de e-mail. (Disponível a partir de 2001)
  • Caixa Postal com notificação* - No sistema digital, você pode ser avisado quando uma mensagem for deixada na Caixa Postal. Desta forma, você não precisa ficar ligando "para ver se tem recado". Isto ocorre mesmo se o seu telefone esteve desligado enquanto recebeu a chamada. Estes e vários outros serviços estão disponíveis de forma automática ou mediante solicitação à Operadora do Sistema.
* Os recursos estão ou estarão disponíveis nos aparelhos celulares. Entretanto, sua utilização efetiva depende de habilitação de cada recurso junto à operadora de telefonia celular.

5. O que faz a Operadora?

A Operadora é a Empresa que tem a concessão de explorar o sistema de Telefonia Móvel Celular em uma determinada região. No Brasil, em cada região, existem pelo menos duas operadoras que irão concorrer entre si para a prestação de serviços de telecomunicações.

6. E o que é Banda A e Banda B?

Dentro de cada região, existirão sempre duas operadoras que estarão dividindo o espectro de freqüência do sistema celular em duas bandas: a Banda A e a Banda B. Ambas têm a concessão da ANATEL para explorar o serviço de telefonia móvel.

7. E o que é Banda C?

A ANATEL estuda a entrada de uma terceira operadora de telefonia móvel - que vem sido chamada de Banda C - para as regiões densamente povoadas, a fim de aumentar ainda mais a concorrência entre elas.

8. E qual das "bandas" opera com sistema digital?

Qualquer uma das operadoras pode disponibilizar sistemas analógicos ou digitais. Indiferentemente da banda o sistema pode ser digital ou analógico, pelo avanço tecnológico a maioria absoluta das operadora de telefonia celular vem adotando o sistema digital como padrão.

9. E o sistema pré-pago, como funciona?

Tecnicamente, o sistema pré-pago oferece os mesmos recursos da telefonia celular convencional, a única diferença está na forma de pagamento. No sistema pré-pago, o pagamento é feito antecipadamente (por créditos), e as ligações recebidas não são cobradas do usuário do telefone celular.

10. Então, como devo escolher o meu telefone celular?

Seu aparelho deve ser compatível com o sistema utilizado pela operadora. Consulte a operadora para saber quais são os aparelhos a serem utilizados em sua rede. Quanto à marca, tome sua decisão em função da garantia oferecida pelo fabricante, da rede de assistência técnica disponível e da reputação de qualidade e confiabilidade do fabricante. Evite a compra de aparelhos de procedência duvidosa que não tenham a garantia oferecida pelo fabricante.

11. E depois de escolher, o que devo pagar?

Caso você escolha o sistema celular convencional, existem algumas taxas a pagar, após a aquisição: a habilitação do aparelho, a assinatura básica mensal, os impulsos de cada ligação e o tempo de utilização do sistema celular, correspondente ao número e à duração de cada ligação efetuada. No caso de escolha de sistema pré-pago não há habilitação, nem assinatura mensal. Você deverá recarregar o aparelho, junto à sua operadora, com créditos, que permitirão você efetuar chamadas a partir de seu celular. Esta recarga é muito simples, podendo ser feita em quiosques ou até mesmo em caixas eletrônicos do banco.

12. O que é habilitação?

É o procedimento executado pela Operadora ou suas credenciadas que permitirá a ativação e utilização do aparelho em sua rede. Este procedimento consiste na programação e cadastramento do cliente junto à Operadora.

13. Posso converter meu aparelho em Pré-pago?

SIM, porém consulte sua operadora, sobre os custos da transformação para pré-pago.

14. As chamadas que eu receber serão pagas por mim?

No Brasil, desde 1994, o assinante que origina a chamada é o responsável pelas despesas da ligação. Ao usar o telefone celular numa área diferente daquela em que foi habilitado, o assinante de telefonia móvel pagará uma "taxa de deslocamento" toda vez que receber alguma ligação, como forma de custear a utilização do sistema visitado. Isto vale tanto para celulares convencionais (pós-pagos) quanto para pré-pagos, somente são cobradas as ligações efetuadas. As recebidas, não são cobradas do assinante.

15. E as ligações efetuadas, quanto custa falar ao celular?

O custo de sua ligação dependerá da Operadora ao qual você é assinante, algumas operadoras, tem descontos em ligações noturnas ou aos finais de semana. Para os usuários considerados maiores consumidores (heavy users) é dado alguns benefícios que vão de pacotes com 100, 200, 500 minutos com valores fixos e mais baratos até premiação com telefones novos ou outros brindes. Dependendo de seu perfil como usuário de telefonia celular você deve optar por um tipo de tarifação:

O sistema pós-pago é mais indicado para usuários que têm perfil de efetuar e receber ligações na mesma proporção, este sistema de tarifação como o nome já diz, é após o período de utilização (normalmente a cada 30 dias), além do custo das ligações efetuadas, é cobrado assinatura mensal, além de serviços adicionais, como caixa postal, identificação de chamadas, serviços de transferência de chamadas, espera, etc.

O sistema pré-pago é voltado para usuários que têm perfil de receber muito mais ligações do que efetuá-las. Não existe conta mensal neste tipo de tarifação. Normalmente, o cliente compra o telefone na loja e já pode utilizá-lo. O custo de cada minuto de ligações efetuadas é mais caro em comparação ao pós-pago, porém não existem custos adicionais de assinatura mensal. Algumas operadoras oferecem identificação de chamadas, caixa postal, etc, por um valor agregado no minuto da ligação. A forma de pagamento deste sistema é a compra de créditos (na forma de cartão), que o cliente "carrega". A aquisição destes créditos, é muito simples e pode ser feita em vários locais, como bancas de jornais, postos de gasolina, quiosques das operadoras ou até mesmo em caixas eletrônicos de diversos bancos.

Consulte sua operadora para conhecer as particularidades para a aplicação de cada um destes valores.

16. E posso falar em qualquer lugar?

Sim, desde que o aparelho esteja dentro da área de cobertura do sistema celular. Entretanto, pode haver bloqueio dos sinais de rádio freqüência em garagens, interior de edifícios, túneis, em certas condições atmosféricas e acidentes geográficos. São as chamadas áreas de sombra, onde não é possível fazer ou receber ligações. Nestes casos, procure deslocar o aparelho para um local onde o nível de sinal recebido seja satisfatório para completar suas ligações.

17. Posso utilizar meu telefone celular no carro?

O Novo Código Nacional de Trânsito proíbe o uso de telefones celulares durante a condução de veículos, exceto com o uso de viva-voz, acessório indispensável para este fim.

18. E se quiser usar meu celular fora do Brasil?

Desde que o padrão do país de destino seja compatível com o do seu aparelho, basta habilitá-lo no sistema daquele país para que você possa fazer e receber chamadas. Existem empresas que prestam serviço de habilitação internacional, definitiva ou temporária, para atender suas necessidades de comunicação numa viagem de negócios ou passeio. Procure informar-se com sua operadora a respeito destas empresas. Além disso, a Gradiente oferece um serviço que é perfeito para essas situações: o Gradiente Cellular Travel. Você aluga um celular Gradiente habilitado para o país de destino para levar na sua viagem.Saiba mais sobre o Cellular Travel.

19. E o que faço se meu aparelho for perdido ou roubado?

Comunique o fato imediatamente à Operadora. Ela bloqueará o aparelho, impedindo que ligações indevidas sejam feitas por estranhos. Em caso de roubo, recomenda-se, também, registrar o fato junto às autoridades competentes, além de observar os procedimentos de cada operadora. Caso o mesmo não esteja coberto por seguro, haverá a necessidade de aquisição de um novo equipamento.

20. E o uso destes serviços representam custo adicional?

Depende. Alguns serviços estão incluídos no pacote básico da Operadora e outros deles poderão ser adquiridos separadamente. Consulte a sua prestadora de serviços para maiores esclarecimentos.

21. O que é roaming?

Roaming é o termo usado para denominar a utilização do sistema por parte dos usuários que estejam fora de seu sistema local. Por exemplo, um assinante de uma determinada área (São Paulo), quando utiliza seu celular em outro Estado (Rio de Janeiro), ou mesmo em outra cidade do mesmo Estado (Ribeirão Preto), está em roaming. Neste caso, o custo da ligação é acrescido de uma taxa de roaming, paga pelo usuário que faz a ligação. Importante salientar que o serviço de roaming depende de acordo feito entre as operadoras, podendo estar ou não disponível em determinadas regiões.

22. Vou poder usar meu celular digital que é TDMA, numa cidade ou área que utilize outro padrão, como o CDMA?

Os sistemas digitais TDMA e CDMA são incompatíveis, mas todos os modelos de telefone celular digital disponíveis hoje no mercado operam em sistema digital e analógico (chamados dual-mode). Quando isto acontecer, seu telefone automaticamente operará em sistema analógico. Não haverá problemas de comunicação, mas alguns serviços inteligentes não estarão disponíveis, como identificação de chamadas ou serviço "siga-me" (transferência de chamadas).

23. O sistema digital é realmente mais seguro? Quais as garantias contra as escutas e a clonagem de aparelhos? A escuta clandestina é dificultada com a telefonia celular digital. Isto porque a sua voz é codificada num sinal digital para ser transmitida, sendo depois decodificada na outra ponta da linha. Em relação à clonagem e a outros tipos de fraudes semelhantes, a tecnologia celular digital é muito mais segura que a tecnologia analógica tradicional. Sem contar que a operadora atualiza, constantemente, seus sistemas anti-fraude com os softwares e as tecnologias mais avançadas à disposição.

24. Posso ter mais de uma linha telefônica no meu aparelho? Estas linhas podem ser analógica e digital? Sim. Alguns aparelhos permitem a utilização de 2 ou mais linhas. Quando estiver utilizando uma das linhas, a outra estará inativa, tanto para fazer como para receber chamadas.

25. O que é clonagem?

É a forma criminosa que algumas pessoas utilizam para falar ao celular sem pagar conta. O que tais pessoas fazem é programar um telefone com os mesmos parâmetros que um telefone que esteja sendo utilizado por usuário que pague conta corretamente. A técnica para se fazer isto é clonar (copiar) parâmetros que são utilizados na troca de informações entre operadora e cliente. Esta clonagem pode ser feita de diversas formas, porém, uma das mais comuns é a copia do aparelho "registrado" quando o mesmo é levado em algumas assistências técnicas não-autorizadas. Assim, muito cuidado quando seu aparelho apresentar um problema e por algum motivo você encaminhá-lo a estabelecimentos de pouca credibilidade. A saída é utilizar sempre as assistências técnicas AUTORIZADAS pelo fabricante, elas são a sua garantia de uma perfeita manutenção.

Um comentário:

Wânia Rezende disse...

Olá, gostei das informações que voce disponibilizou em seu blog, só gostaria que voce da proxima vez colocasse as diferenças de preços e valores de tarifas entre os celulares e as operadoras para o cliente poder ver qual é mais viavel, e entre pre e pos pago tambem, obrigada. mais é otimo seu blog.