segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Qual a tecnologia adotada atualmente pelas operadoras de telefonia móvel e quais as restrições de cada uma das tecnologias adotadas?

Informações básicas da operadoras que atuam na área de telefonia celular. Tecnologia, área de cobertura, etc.

---------------------------------------------------------------------------------


Vivo Celular

A Vivo é uma joint venture da Telefónica Móviles e Portugal Telecom formada em dezembro de 2002 a partir de 7 prestadoras de celular nas Bandas A e B. Estas prestadoras correspondiam a 5 companhias listadas nas bolsas de valores de São Paulo e Nova

Iorque: Telesp Celular Participações S.A., inclui Global Telecom; Tele Centro Oeste Participações S.A., inclui NBT; Tele Leste Celular Participações S.A.; Tele Sudeste Celular Participações S.A. e Celular CRT Participações S.A.

Presente em 86% do território nacional, a Vivo está em 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com uma cobertura total de 7 milhões de quilômetros quadrados. Nos Estados não atendidos pela Vivo e em outros países, clientes podem se comunicar através do serviço roaming. Hoje a Vivo é a única operadora no Brasil que oferece serviços de comunicação móvel desenvolvidos nas duas tecnologias mais utilizadas no mundo: GSM e CDMA. Além disso, é a única que oferece também serviços de terceira geração CDMA EV-DO. Site www.vivo.com.br - Link
--------------------------------------------------------------------------------



Oi Celular

A Oi é a maior companhia de telecomunicações do Brasil em faturamento e em número de telefones instalados. Com controle 100% nacional, a empresa é pioneira no Brasil na prestação de serviços convergentes e integrados de telecomunicações.

A Oi oferece transmissão de voz local e em longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento.

A Oi atende a região composta por 16 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. A Oi opera na Região I, Banda D do SMP com tecnologia GSM. Site: www.oi.com.br - Link
--------------------------------------------------------------------------------

Tim Brasil

A TIM tem no Brasil cobertura celular nacional (SMP) consolidada através de prestadoras da Banda A e B (TDMA e GSM) e GSM. Estas prestadoras foram consolidadas em 2005 na Tim participações.

A TIM implantou uma rede GSM nas Bandas A e B utilizando as subfaixas de extensão que adquiriu. Ela oferece serviços de dados através de sua rede GSM utilizando a tecnologia GPRS/EDGE. A TIM é a única operadora móvel presente em todos os Estados brasileiros. Sua base de clientes no Brasil alcançou 25,4 milhões em dezembro de 2006. A Rede TIM GSM/GPRS atende a mais de 2.455 municípios.

A TIM têm também autorização para prestar serviço de Longa distância Nacional e Internacional em todo o Brasil. (Código de operadora: 41). Site: www.timbrasil.com.br - Link
--------------------------------------------------------------------------------

Claro Celulares

A Claro (Telecom Américas) é a subsidiária da América Móvil para o Brasil. A América Móvil do empresário Carlos Slim, controla também a Telmex, principal operadora de telefonia fixa do México e controladora da Embratel.
A Claro é uma das principais empresas de telefonia móvel do Brasil. Atuando nacionalmente em 21 Estados e no Distrito Federal, a Claro está presente em mais de 2.300 cidades e atende a mais de 24 milhões de clientes. A Claro oferece cobertura 100% digital em todo o País com tecnologia GSM, a mais utilizada no mundo e segura contra a clonagem. A Claro é resultado da unificação de seis operadoras: Americel (Centro-Oeste e parte da região Norte), que iniciou suas operações em 1997, quando foi lançada a sua rede TDMA, ATL (RJ e ES), BCP Nordeste, BCP SP, Claro Digital (RS) e Tess (interior e litoral do Estado de SP), que iniciaram suas operações em 1998 também com a tecnologia TDMA. Site: www.claro.com.br - Link
--------------------------------------------------------------------------------

Amazônia Celular - Telemig Celular

Amazônia Celular e Telemig Celular são empresas controladas pelo grupo Telpart, que tem como acionistas fundos administrados pelo Opportunity e investidores como os fundosde pensão Previ, Sistel e Petros.
A Amazônia Celular e a Telemig Celular são operadoras da Banda A com tecnologia TDMA e GSM. Estas operadoras iniciaram a operação de sua rede GSM em 28/09/2004. A Telemig Celular adquiriu em 21/09/2004 a licença para a Banda E na região correspodente a área atendida pela Triângulo Celular em Minas Gerais, passando desta forma a atender todo o estado a partir de 30/05/05. Amazônia: Site http://www.amazoniacelular.com.br - Link : Telemig: Site http://www.telemigcelular.com.br - Link
--------------------------------------------------------------------------------

Brasil Telecom

A Brasil Telecom é uma empresa brasileira que atua nas área de Telefonia Fixa e tem as seguntes subsidiárias: BrT Serviços de Internet S.A e a Brasil Telecom GSM.
Desde 1998 a Brasil Telecom presta serviços de telefonia fixa local no Distrito Federal e nos estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em julho de 1999 passou a oferecer o código CSP 14 para ligações interurbanas e em janeiro de 2004 o CSP 14 passou a operar para todo o país e em ligações internacionais. Além disso, provê conexão à internet em alta velocidade com o Turbo, que usa a tecnologia ADSL, acesso rápido à rede sem ocupar sua linha telefônica, e oferece conteúdo 100% banda larga pelo provedor BrTurbo e BrTurbo Empresas. E se a necessidade for mobilidade para acessar a rede sem fio, A Brasil Telecom dispõe seus serviços através da BrTurbo ASAS. Para acesso discado à internet, a Brasil Telecom oferece o iBest, o segundo maior provedor gratuito do mercado brasileiro. Site: http://www.brasiltelecom.com.br - Link
--------------------------------------------------------------------------------

CTBC Telecom

A CTBC Telecom, Companhia de Telecomunicações do Brasil Central, pertence ao grupo brasileiro Algar e tem como base de atuação a região do triângulo mineiro onde controla a concessionária de telefonia fixa e a peradora de celular da Banda A.
Empresa do grupo brasileiro Algar, a Companhia de Telecomunicações do Brasil Central - CTBC é a única operadora com mais de 50 anos de atuação no Brasil. Nascida em Uberlândia, interior de Minas Gerais, oferece soluções integradas em telefonia fixa e celular, data center, comunicação de dados, internet, contact center e serviços de engenharia.

A CTBC foi a primeira a implantar a telefonia celular no interior do país; a primeira a trazer a telefonia digital, a telefonia celular pré-paga, a telefonia via cabo, o fax celular, o reconhecimento de fala e o telefone público para deficientes físicos de voz e audição. A CTBC foi a primeira empresa na América Latina a receber o certificado ISO 9002 – Instituto Bureau Veritas Quality International – de atendimento ao cliente.

A CTBC Telecom controla também a ACS (Contact Center) e outras empresas de TV a Cabo, Internet, data Center e Engenharia de Redes. Site: http://www4.ctbctelecom.com.br - Link
--------------------------------------------------------------------------------

Sercomtel

A Sercomtel é uma operadora de telecomunicações Londrinense e oferece soluções completas em comunicação. A Sercomtel tem a disposição serviços de Telefonia Fixa convencional, Telefonia Celular GSM, Longa Distância pelo código 43 e banda larga SuperVia para acesso a Internet.

A Sercomtel foi a primeira operadora brasileira a utilizar a central CPA (Central de Programa Armazenado) Digital. Hoje, a sua rede de Telefonia Fixa é totalmente Digital. Já Em 1992, a Sercomtel fez de Londrina a primeira cidade do interior e a quarta do Brasil a ativar o serviço móvel celular. Quatro anos mais tarde, Londrina seria primeira cidade do Brasil a empregar tecnologia digital no serviço móvel celular. Com a privatização das telecomunicações no Brasil em 1998, a Sercomtel estabeleceu parceria com a Copel para impulsionar o crescimento da empresa. A Sercomtel ampliou a sua atuação a partir de 1999. Segundo informações da empresa, a plataforma de banda larga da SERCOMTEL foi totalmente renovada e hoje ela é 100% Ethernet, o que torna o tráfego de dados e Internet mais rápido e menos sujeito a interferências. Site: http://home.sercomtelfixa.com.br - Link

Um comentário:

Blog Elecs 2009 disse...

Oi, muito boa essa idéia de trazer as informações de cada empresa. Acho que esse meu blog DigitalBits pode contribuir para este debate. Trouxe uma notícia sobre a chegada da tecnologia 3G com a Claro no Nordeste (http://www.digitalbits.com.br/?p=196)