terça-feira, 16 de outubro de 2007

Mozilla lança browser para celular

Dublin - A Fundação anunciou uma nova versão de seu browser de código aberto para celulares.

A Fundação Mozilla anunciou uma nova versão de seu navegador de código aberto para dispositivos móveis.

O Minimo 0.0.13 é compatível somente com dispositivos que usam Windows Mobile, como PDAs e smartphones (celular com funções de assistente pessoal).

O navegador conta com uma nova interface e exibe abas que indicam as múltiplas páginas abertas. Também possui uma barra do lado esquerdo da tela com ícones para páginas mais visitadas e aplicativos como o Google, além de uma lista com sites de notícias otimizados para celulares.

O browser pode ser baixado gratuitamente do site do Minimo,clique aqui.

Segundo o analista da Gartner, Nick Jones, a tendência de os navegadores para celulares permitirem o acesso a quase todo o conteúdo da web faz com que essa versão atraia um grupo pequeno de usuários.

Jones comenta que o Minimo poderia se tornar mais atrativo no mercado se estivesse disponível para os celulares mais usados da Symbian ou fosse um aplicativo Java, o que o tornaria compatível com uma ampla variedade de celulares.

Mas o fato é que o Opera, o Minimo e outros navegadores tendem a oferecer acesso a qualquer conteúdo na web pelo celular, não se limitando a sites das operadoras, disse Geoff Blaber, analista da IDC.

"Nesse sentido, o browser pode se tornar importante, por isso os fabricantes estão dando mais importância à instalação de bons navegadores", ele disse.

Blaber ainda observou que, para browsers como Opera e Minimo fazerem sucesso, terão de estar disponíveis em massa nos celulares e precisarão vir embutidos nos aparelhos.

*Nancy Gohring é reporter do IDG News Service, em Dublin

Nenhum comentário: